quinta-feira, 20 de abril de 2017

Seminário integrador :práticas e saberes experienciais no estágio,realizado no dia 18 de abril de 2017 na Universidade Federal de Sergipe Campus professor Alberto Carvalho.

Este seminário  foi realizado na universidade,as exposições dos banners foram para os alunos do curso de licenciatura em pedagogia,teve como objetivo relatar as nossas experiências vivenciadas no estágio 2,assim como as contribuições para nossa formação,os saberes e as práticas realizadas
Pudemos confeccionar os banners confeccionados sob a orientação da professora doutora Marilene Batista da Cruz Nascimento, o material tinha em seu conteúdo o relato da experiência, os saberes e práticas, juntamente com imagens que nos remetem a memórias de aprendizagem adquiridas no estágio.

Após expor os banners,pudemos prestigiar as apresentações de alguns colegas que estagiaram em escolas do município de Itabaiana,e outro em localidades diferentes,em estágios distintos como estágio 2 e 4,o primeiro em educação infantil,o segundo em gestão.
Pudemos compreender as realidades distintas de estágio na perspectiva dos colegas.
O estágio na educação infantil foi mais que um componente curricular,a partir dessa atividade pudemos perceber como construir o ser professor e entender que isso não determina a atividade docente,esta se constitui além de nossa trajetória que vai se moldando de acordo com a experências e vivências.
Aprendemos também  que é preciso sistematizar uma rotina com as crianças,visando estabelecer hábitos durante a rotina escolar,para que as crianças fiquem cientes das aulas .
Foi um estágio desafiador,por se tratar de crianças menores (3 anos),as quais não tem um desenvolvimento cognitivo formado,ou seja estão em processo de desenvolvimento inclusive na coordenação motora.
Na primeira semana visamos trabalhar as formas geométricas,os numerais e as cores,então pudemos repensar os planos diante da capacidade cognitiva delas e a sua faixa etária.Resolvemos então ministrar aulas com uma forma geométrica,as cores e um numeral. Confeccionamos a caixa das formas,jogos que envolvia os conteúdos,atividades de coordenação motora e também o uso de uma historinha para contextualizar o conteúdo.
Na segunda semana executamos o projeto João e Maria,que visou apresentar a historinha para as crianças usando uma sequência didática,trabalhando atividades atreladas a história com recursos variados.
Foram dias desafiadores,aconteceu muitas vezes de nossas atividades não serem suficientes e em outros dias foram além da carga horária daquele determinado dia. Nossa vivência foi maravilhosa, concluimos que o estágio nos cursos de licenciatura são indispensáveis,por vezes pensamos que o curso é por demais teórico,então o estágio é a parte prática,onde podemos testar as teorias estudadas,assim pudemos perceber se tal teoria é adequada para aquela turma.







Na foto acima estamos ao lado de nosso banner,confeccionado com as informações sobre o estágio supervisionado 2,na educação infantil.
Este seminário teve a participação dos professores: Alfrâncio, Isabela, Marilene Batista e Roselucia.

 Sentimos falta da professora Simone Lucena,ela também orienta disciplinas de estágio.

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Visita a Escola Trinta de Agosto- Itabaiana /Sergipe no dia 10/04/2017

 Junto com minha dupla,fizemos uma visita e observação na escola municipal trinta de agosto,esta instituição fica localizada na Rua Josefa Vieira Santos,próximo ao Rotary clube.
Na comunidade tem estabelecimentos de comércio como frutaria ,super mercado,academia.Nas proximidades tem uma escola estadual.
A escola é dividida com um anexo,o qual tem condições precárias e não agradáveis para fornecer uma educação de qualidade aos alunos,a instituição em si tem 10 salas de aula,laboratório de informática,tem muitos recursos audiovisuais,mas por outro lado,não oferece quadra de esportes para os alunos,nem auditório,biblioteca e laboratório de ciências.
As salas da escola são minúsculas,os tamanhos são muito pequenos para se trabalhar bem,os ventiladores são poucos,em algumas salas não possui e em outras somente um ventilador.
Algumas salas demonstram um ambiente alfabetizador, como os primeiros anos,os subsequentes mostram poucos cartazes. 
A instituição em si não oferece boas condições para trabalharmos de forma eficiente,mas creio que podemos improvisar,buscando boas metodologias para alcançar resultados significativos na aprendizagem.
Junto com a professora Joelma, buscaremos fazer uma oficina sobre escrita colaborativa,no quinto ano do ensino fundamental,com o uso dos cadernos companheiro,tecnologia digital incluindo a interdisciplinaridade.
Sabe-se que a interdisciplinaridade é saber relacionar um conteúdo com outras áreas do conhecimento,assim buscaremos ampliar a aprendizagem deles para outras áreas como por exemplo:português,geografia e história .
Foi gratificante observar e pensar em elaborar uma oficina que colabore para com o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos,não esquecendo de usar novos recursos como data show,slide,blogs e escrita manual no companheiro.
Esperamos contribuir bastante com boas atividades e passeios visando mostrar no concreto o que aprendemos em sala de aula,de forma que também possamos compartilhar para os demais por meio das redes sociais.