quarta-feira, 13 de setembro de 2017

 Terceiro dia de oficina 09/08/2017


Nesse dia,continuando as atividades na turma do quinto ano da turma da professora Joelma,primeiramente fizemos a reprodução do vídeo sobre a igreja velha de Santo Antônio.
Demorou pra instalar o som no computador então usamos duas caixinhas de som...
O barulho das outras salas atrapalhou mas eles fizeram um pouco de silêncio,e deu pra ouvir um pouco do vídeo.
Foi mostrado a turma fotos dos dois dias anteriores de oficina,inclusive do passeio que fizemos para a biblioteca,museu e a visita da igreja.
Foram reproduzidos três vídeos depois,e os alunos permaneciam inquietos.
Esses dias de oficina foram gratificantes,os alunos puderam ir além do espaço escolar e explorar sua comunidade,visitar lugares históricos e compreender sobre a cidade de Itabaiana,fatos essenciais pra o conhecimento dos alunos.
O quarto dia da culminância foi realizado dia 29 de agosto pela manhã,não compareci por conta da semana de finalização do estágio,trabalho,e como quem organizava as atividades da escola sempre era eu pra levar para escola,quando chegava do trabalho tinha pouco tempo de arrumar os materiais,estudar,reformular planejamento e ir pra escola 12:40.
O programa institucional de bolsas para iniciação a docência exerce muita influência em nossas vidas como estudantes universitárias,vai além do estágio que são 10 dias,porque as oficinas são realizadas sempre que possível a cada semestre.
Diante dos percalços e dificuldades que a educação brasileira enfrenta,devemos lutar por uma educação melhor,os problemas são evidentes em qualquer lugar mas a vontade de vencer e dar o melhor de si é o que conta.Conhecer o espaço escolar é fundamental pois o mesmo influencia a realização das atividades,o tamanho da sala,comportamento dos alunos,organização da escola em si e a reserva de recursos colabora para com o andamento das atividades,isso tudo envolve um conjunto.

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Segundo dia de oficina 08/08/2017
Hoje estava programado para ter um passeio pela cidade de Itabaiana, antes eles lancharam e durante o recreio houve um caso em que um aluno maior ameaçou uma aluna menor que ele.Conversei com ela para saber mais sobre o que ocorreu e então ela disse: - eu sei que o diabo é o pai da mentira,eu não estou mentindo.
Conversei com o aluno para que não fizesse nenhum ato de violência contra a menina e então ele disse que ela havia apelidado ele.
Aconselhei ele a não fazer nenhuma maldade,pois aquele espaço é de estudo e de socialização entre as crianças,é um ambiente de aprendizado.
Fizemos um passeio para visitar uma igreja velha que tinha umas duas paredes intactas ainda,fomos de ônibus os alunos ficaram surpresos com as paisagens e em sair do espaço escolar para conhecer um ponto turístico e histórico.Tiramos fotos,e apreciamos as belas paisagens.
Logo após fomos para a biblioteca de Itabaiana e o museu que ficava logo acima,os alunos curiosos querendo ver os livros,puderam perceber que a cidade em que eles moram possui uma história,inclusive escritores e obras de pessoas Itabianenses.Foi ótimo esse passeio com eles,puderam ver no concreto o assunto do projeto sobre a cidade e a comunidade em que vivem.
No Museu eles ficaram surpresos com tantas obras de artes e objetos antigos,tais como:moedas,porcelanas,ferro de passar,artesanatos de renda,de barro e etc.
A museóloga os acompanhava em grupos e então explicava a eles sobre épocas de alguns objetos,a museóloga frisou que os alunos tem que saber construir o novo,sem modificar a raiz ou seja a origem.
Porque senão não sabemos quem somos e para onde iremos.
A professora Joelma ressaltou que antes não tinham um lugar como aquele e a cidade de itabaiana era considerada sem história...
Continuou a museóloga que a cidade de Itabaiana  iria completar 127 anos de emancipação política,que  essa cidade é a quarta mais antiga até mesmo que Aracaju e Lagarto.








Primeiro dia de oficina 7/08/2017
Iniciamos as atividades na escola trinta de agosto com o projeto: A história da cidade como espaço de aprendizagem ao perguntar qual seria o assunto de história e então eles disseram: Itabaiana!
Precisamos pegar uma caixa de som,data show e por fim uma televisão,depois a caixa de som desceu.
Esses recursos serão utilizados para reproduzir um vídeo sobre a cidade: Itabaiana e então abrimos discussão com eles.
Ao perguntar a uma aluna sobre a escola ela disse que o que mudaria na escola seria o espaço das salas e a organização do recreio que teria que ser por idade,os pequenos na frente e os maiores por aqui." porque podem se machucar quando for correr"
No mais disse a aluna,os professores são ótimos.
Quanto aos passeios vocês vão de ônibus?
A aluna responde: é porque tia não levou mais a gente na pracinha aqui perto... mas quando a gente passeia é a pé mesmo.
Com relação a matéria que a aluna tem dificuldade é matemática,alguns outros alunos falaram o mesmo.
Iniciamos a aula com uma apresentação em slide sobre o município de Itabaiana,origem do nome,pontos turísticos e sobre Chico de Miguel.
A medida que a apresentação se iniciava e dava continuidade,um aluno interagiu externando sobre seu conhecimento de uma lenda que para outros,a partir dela surgiu o nome: Itabaiana.
Logo depois tentamos instalar a televisão para reproduzir o vídeo,demorou uns instantes.
Tivemos que passar o vídeo no notebook mesmo pois a televisão não reproduziu o vídeo,apesar do som ter sido baixo,eles viam as imagens do vídeo.Foram passados três vídeos.
Logo após fizeram grupos de 6 e 7 e fizeram uma atividade de colagem sobre pontos turísticos de Itabaiana.