domingo, 19 de novembro de 2017

Oficina dia 17 de Novembro de 2017
Estamos realizando oficinas do Projeto: O povo brasileiro no terceiro ano da turma da professora Luciana,na escola municipal trinta de Agosto,e já no segundo dia de oficina,seguindo o roteiro do projeto, fomos realizar eu e Ângela, outras atividades com as crianças.
Ao chegar na escola, descobrimos que a turma tinha mudado de sala,pois na sala deles estavam resolvendo algumas coisas...então de início começamos com uma apresentação em slide com a história: "O menino de todas as cores",pra que eles lessem em coletivo e logo após pudessem fazer uma continuação da história...Assim aconteceu,eles leram desordenadamente,e então solicitamos que eles fizessem um final diferente para o conto,numa folha A4.
E assim foi,alguns escreveram uma folha inteira,outros possuíam muita dificuldade na escrita e ficavam quietinhos aguardando...Sugerimos algumas ideias pra que eles usassem como exemplo na continuação individual,mas muitos copiaram e se deteram naquilo.Enquanto outros criavam e recriavam nomes de personagens e acontecimentos variados.
É importante que os professores desde a educação básica explorem atividades de escrita e criação de histórias,para que os alunos desde a tenra idade não se atemorizem e durante a vida escolar,superem os desafios de construir  textos.
Constatei muitos textos com erros ortográficos e repetições de palavras,infelizmente isso ainda acontece no âmbito da universidade,é preciso que dia após dia venhamos a praticar a escrita a fim de conseguirmos aperfeiçoamento.
Depois desse exercício dividimos a turma em pequenos grupos  para que viéssemos a começar os ensaios da dramatização.Eles se empolgaram e gostaram,alguns até começaram a decorar as falas.
Foi uma tarde proveitosa e agradável,tanto nós aprendemos com eles,quanto eles conosco e enfim juntos professora e alunos nos aperfeiçoamos mutuamente.












Primeiro dia de oficina 16/11/2017

Começamos o primeiro dia de oficina com o projeto

: Diversidade na sala de aula e usamos como recurso a literatura infantil: O menino de  todas as cores.
Ao ir a sala de aula do  terceiro ano,primeiramen te nos apresen tamos para eles e em seguida conversamos sobre as diferenças de cor entre as pessoas,então surgiram participações como: - Eu puxei a meu pai( para justificar a sua cor de pele).
Nesse meio  tempo incluímos no debate o fato de que não exis te somente diferenças quanto aos  tons de pele,mas sotaque,costumes,culturas,roupas,comidas  típicas,danças,crenças e etc.
Logo após essa discussão,começamos a con tar a historinha: o menino de  todas as cores,e logo que  terminamos conversamos com eles o que foi que entenderam sobre a história,inclusive solicitamos que eles ilus trassem algumas cenas da hitória que foi con tada para assim montarmos  o livro da  turma.
Surgiram his tórias em quadrinhos,desenhos variados e até mesmo resumos da história,ficou evidente que cada um  tem sua singularidade e particularidade ao decidir de iria desenhar ou escrever.
Foi uma  tarde proveitosa e gratificante,pudemos  ter o conta to com as crianças conversar com elas,compreendê-las e  trocar saberes  todos em conjunto.