quarta-feira, 21 de junho de 2017

A escola 30 de agosto,na Universidade Federal de Sergipe!

Nessa tarde do dia 19/06/2017,foi combinado pela professora Joelma  levar seus alunos do quinto ano da Escola Municipal Trinta de Agosto para fazerem atividades no laboratório de informática do campus,Então chegaram 13:30,aguardamos a chegada de Arlene para que abrisse a sala para iniciarmos as atividades.
Ficaram dois alunos para cada computador, e a atividade a ser desenvolvida,foi a digitação de uma história,cuja continuação seria criada pelos próprios alunos e então compartilhado com Joelma por meio da escrita colaborativa e compartilhada.Eles tiveram uma dificuldade inicial em criar a continuação da história e também em digitar as palavras,já que aquele foi o primeiro contato deles com o computador e o teclado.
Então nós bolsistas,eu e Amanda ficávamos monitorando eles,observando e auxiliando em suas dificuldades de digitação ou de idéias a colocar na história.
Foi uma atividade que oportunizou a reflexão com relação a distância que existe entre escola e universidade,geralmente temos contato com os alunos quando em período de estágio,mesmo assim os dias passam rápido,limitando que alcancemos alguns resultados.
Mas nessa tarde aconteceu diferente,a escola veio até a universidade,quebrando um pouco dessa distância existente,os alunos puderam aprender,se aperfeiçoar e nós junto com eles.
É interessante frisar que na Universidade temos não somente o ensino,mas a pesquisa e extensão,estas duas ultimas nos faz refletir sobre diferentes realidades,repensar as práticas e consequentemente estender os conhecimentos da academia para fora do campus.
Não somos detentores absolutos do conhecimento,mas compartilhadores,então vemos a tecnologia como uma ferramenta que complementa o ato  troca de saberes.
Portanto,foi um dia proveitoso em que os alunos saíram da rotina da escola,e vivenciaram o que é estar na universidade,mesmo por um curto tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário