sexta-feira, 12 de maio de 2017

Primeiro dia de oficina realizada no dia 10 de maio de 2017 na escola municipal 30 de agosto-município de Itabaiana.

Hoje,eu e minha dupla,Amanda nos dirigimos a cidade de Itabaiana a fim de iniciarmos a oficina na turma do 5º ano da turma da professora supervisora Joelma.
Fomos bem recebidas pelo porteiro,como sempre,ele mostra-se uma pessoa legal e carismática,isso nos motiva a continuar,qualquer forma de motivação é bem vinda para nós,visto que a profissão docente é desafiadora.
Então logo após fomos a turma do quinto ano,é necessário subir uma escada que considero perigosa,é necessário muita atenção para subi-la,assim podemos chegar até a turma.Chegando lá,a supervisora nos apresentou para os alunos,em seguida começamos a conversar com eles,e usando uma apresentação em slide,demos início ao conteúdo de geografia: Biomas da região nordeste.
Os alunos mantiveram-se atentos aos slides e interagiam conforme notavam algo familiar,por exemplo a presença das plantas:cactos,aroeira e sua finalidade para a vida natural e humana.
Depois de abordar sobre o assunto foram instigados sobre o conteúdo,eles souberam responder.
Usamos a televisão da escola para reproduzir um vídeo sobre os biomas,os alunos prestaram atenção.
O que nos chama atenção também foi a dificuldade de levar a televisão para essa sala,visto que é preciso subir uma escada,deveria ter recursos na sala ao lado que só tem livros didáticos,enfim a escola em si não tem espaço adequado para uma boa educação,os recursos as vezes está indisponível e ou leva muito tempo para pegar e usar em sala de aula.Nesse dia a professora relatou que enquanto eles faziam uma tarefa de sala,ela foi providenciar data show e notebook,isso levou muito tempo.
Ainda quando chegamos por volta de 8;10 ela ainda estava tentando instalar esses equipamentos e ao mesmo tempo observando os alunos.
Nesse mesmo dia os alunos ganharam o caderno companheiro que acompanhará eles o ano inteiro,com o objetivo de desenvolverem uma boa escrita e alcançar aperfeiçoamento.cada aluno ganhou o seu e então já começaram a escrever o que vivenciaram nessa aula,levando em consideração a participação de nós bolsistas do pibid.
Enquanto escreviam no caderno,nós os acompanhávamos e notamos que são muitos os erros e as dificuldades na escrita,isso vem desde a educação básica e reflete nos anos subsequentes,infelizmente o que acontece é que os professores aprovam alunos com dificuldades que devem ser resolvidas antes da aprovação para outra série,mas isso requer fiscalização e observação dos professores,revendo sua prática,novas metodologias e outras formas para ajudar nesse processo.
Nos identificamos com os alunos porque ainda que na Universidade,ainda temos dificuldades na escrita,diferente das deles mas relaciona-se a escrita,o que deve ser feito é um bom acompanhamento do professor e prática constante do aluno,o importante é nunca desistir.



Essa experiência é gratificante e maravilhosa para nós,entrar em contato com os alunos fora do tempo de estágio e sempre ouvir dicas e opiniões das supervisoras enriquecem nossa formação acadêmica.O pibid é mais que um programa,é uma porta de oportunidade inicial para formação docente. 

Um comentário:

  1. Parabéns Jociele pela primeira oficina e já estou ansiosa para ver o resultados das próximas.

    ResponderExcluir