terça-feira, 23 de maio de 2017

Segundo dia de oficina 11/05/2017

Nessa manhã de oficina, na Escola Municipal Trinta  de Agosto fomos realizar o segundo dia de oficina,primeiro precisávamos que a turma do 5º ano se acalmasse, e mantivesse silêncio,então a supervisora Joelma conversou com eles afim de que se comportassem para que a oficina fosse realizada.
Logo após teve que ir em busca de data show,notebook e adaptador,este foi emprestado por outra professora que estava usando.Na oficina desse dia trabalhamos com lendas da região nordeste,Saci Pererê e Caipora foram lidas para eles através de uma apresentação em slide. A conversa que a professora teve com os alunos foi bastante eficaz,eles ficaram atentos  as leituras, isso também porque foram atrativas e já conhecidas por eles.
Diante de tudo isso,a professora regente nos aconselhou sobre ter controle de turma,se não a tivermos será impossível realizar uma aula produtiva.Então isso me fez lembrar da obra estágio e docência que pudemos ler e conhecer nos estágios 1 e 2,na obra é exposta a realidade de que os alunos de licenciatura queixam-se pelos cursos serem por demais teóricos,pois a teoria é uma e a prática é outra,deve-se primeiramente analisar a teoria para ver se ela pode ser aplicada e trazer resultados.
Então, o controle de turma é  uma das realidades que o professor deve enfrentar,talvez não existam conselhos de como acalmar determinados tipos de turmas,mas algumas metodologias que possam ser atrativas,auxiliando na distração dos alunos em sala de modo que eles prestem a atenção na aula ministrada.
As teorias são fundamentações escritas e repensadas por autores variados,mas a realidade é diferente pois depende de um contexto,cultura,costumes inclusive da realidade de cada aluno.O fato é que o professor deve ter autonomia,controle e firmeza em suas atitudes.
Logo após a contação das lendas,foi solicitado que eles fizessem um resumo no caderno companheiro,conforme eles iriam escrevendo nós acompanhávamos as escritas,percebemos muitos erros ortográficos,repetições de palavras,a dificuldade deles na escrita é grande,lamentável que eles estão no 5º ano com tamanhas dificuldades.
Por outro lado,como se tratava de lendas conhecidas por eles,não tiveram dificuldade de desenvolver o texto.
Depois da escrita no companheiro foi transmitido na televisão alguns desenhos sobre as lendas: Boto cor de rosa,Saci Pererê ,Lobisomem, Sereia Iara.

Nesse momento foi uma atenção total,eles ficaram super atentos e gostaram de assistir os desenhos pois desde o primeiro dia de oficina eles cobravam: Coloque desenho tia,é melhor!

Então o que me veio na mente foi essa frase de um aluno e que aquele desejo foi realizado de forma que houve contextualização com o conteúdo,não foi apenas uma distração.

Foi solicitado um dever para casa,no qual eles deveriam escrever sobre uma das lendas passadas na televisão,no outro dia de oficina eles levaram escrita no caderno companheiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário