sexta-feira, 12 de maio de 2017

PROJETO OFICINA

TEMA: Escrita Colaborativa, Multimídias e Interdisciplinaridade

APRESENTAÇÃO:

O tema proposto é de suma importância para o desenvolvimento intelectual e de aprendizagem dos educandos. Através das atividades de escrita colaborativa os alunos desenvolverão a socialização e a interação uns com os outros, sendo que um dos principais objetivos da escrita colaborativa é a interação, ela possibilita os alunos a desenvolver diversas habilidades e competências. Utilizaremos o blog com principal recurso a qual os alunos irão colaborativamente desenvolver a escrita relacionando os assuntos estudados em sala. O blog nos permite muitas coisas: interação, comunicação, informação, socialização etc. é um recurso que pode ser usado com varias finalidades, vai depender do contexto ou ambiente a qual o mesmo está sendo trabalhado. A escrita colaborativa trata-se de uma metodologia eficaz, que os instigará a pensar e a escrever sobre o assunto abordado. O uso da interdisciplinaridade é muito importante, pois o professor pode está interligando conteúdos diversos com outras disciplinas, assim complementado a aprendizagem dos alunos em outros aspectos.
Durante as oficinas utilizaremos recursos como: vídeo, slides, data show, som, computador, blog, livro, textos, caderno (companheiro), lápis, borracha. Este tema colaborará para com o desenvolvimento cognitivo dos alunos e ajudará na nossa formação como acadêmicas do curso de pedagogia.
CONTEÚDOS:
PORTUGUÊS:
·         Leitura, Interpretação e Produção de texto;
·         Pontuação, parágrafo e margem;
GEOGRAFIA:
·         Região nordeste (biomas) e Sergipe (biomas);
HISTÓRIA:
·         História de Sergipe e de Itabaiana;
OBJETIVOS:
·         Promover a socialização e interação dos alunos com trabalhos em grupos;
·         Propor o estuo de textos usando a interdisciplinaridade;
·         Mediar à escrita e a leitura;
ETAPAS:
A oficina será trabalhada em x dias de forma que as atividades propostas sejam executadas de forma interdisciplinar.
1º dia:
·         Introdução a história de Sergipe, interagindo junto com eles;
·         Apresentação de vídeo sobre a região nordeste, destacando os tipos de biomas existentes na região e em Sergipe;
·         Discussão sobre os tipos de biomas, questionando os alunos sobre quais eles conhecem e se tem algum tipo em casa;
2º dia:
·         Apresentação do livro de lendas do nordeste;
·         Contação do conto, destacando as pontuações, em seguida atividade de interpretação;
·         Utilização do companheiro para a escrita sobre as aulas anteriores e a do dia;
·         Criação do blog dos alunos, onde eles colaborativamente irão poder reescrever conforme entendeu a lenda lida em sala, uns ajudando ao outro;
3º dia:
·         Possível excussão na Serra de Itabaiana, onde será discutido sobre a história da cidade, demostrando aos alunos o assunto na prática de observação do ambiente;
·         Escrita no caderno (companheiro);
4º dia:
·        Correção do companheiro;
·        Publicação dos dias das oficinas nos blogs;
·        Finalização as atividades;
REFÊRENCIAS:
MEDEIROS, Celme; FRIGOLETO, Eduardo. Sergipe: história e geografia. Editora do Brasil, São Paulo. 2007.
PEREIRA, Maria. Nordeste: história e geografia. 1 ed. FTD. São Paulo. 2014.
CASCUDO, Luis. Lendas brasileiras para jovens. 3 ed. São Paulo: 2009.


Um comentário:

  1. Muito bom Jociele e estou ansiosa para ver o desenvolvimento das oficinas aqui no seu blog.

    ResponderExcluir