PROJETO
OFICINA
TEMA:
Escrita
Colaborativa, Multimídias e Interdisciplinaridade
APRESENTAÇÃO:
O
tema proposto é de suma importância para o desenvolvimento intelectual e de
aprendizagem dos educandos. Através das atividades de escrita colaborativa os alunos
desenvolverão a socialização e a interação uns com os outros, sendo que um dos
principais objetivos da escrita colaborativa é a interação, ela possibilita os
alunos a desenvolver diversas habilidades e competências. Utilizaremos o blog
com principal recurso a qual os alunos irão colaborativamente desenvolver a
escrita relacionando os assuntos estudados em sala. O blog nos permite muitas
coisas: interação, comunicação, informação, socialização etc. é um recurso que
pode ser usado com varias finalidades, vai depender do contexto ou ambiente a
qual o mesmo está sendo trabalhado. A
escrita colaborativa trata-se de uma metodologia eficaz, que os instigará a
pensar e a escrever sobre o assunto abordado. O uso da interdisciplinaridade é
muito importante, pois o professor pode está interligando conteúdos diversos
com outras disciplinas, assim complementado a aprendizagem dos alunos em outros
aspectos.
Durante
as oficinas utilizaremos recursos como: vídeo, slides, data show, som,
computador, blog, livro, textos, caderno (companheiro), lápis, borracha. Este
tema colaborará para com o desenvolvimento cognitivo dos alunos e ajudará na
nossa formação como acadêmicas do curso de pedagogia.
CONTEÚDOS:
PORTUGUÊS:
·
Leitura, Interpretação e Produção de texto;
·
Pontuação, parágrafo e margem;
GEOGRAFIA:
·
Região nordeste (biomas) e Sergipe (biomas);
HISTÓRIA:
·
História de Sergipe e de Itabaiana;
OBJETIVOS:
·
Promover a socialização e interação dos
alunos com trabalhos em grupos;
·
Propor o estuo de textos usando a interdisciplinaridade;
·
Mediar à escrita e a leitura;
ETAPAS:
A
oficina será trabalhada em x dias de forma que as atividades propostas sejam
executadas de forma interdisciplinar.
1º
dia:
·
Introdução a história de Sergipe, interagindo
junto com eles;
·
Apresentação de vídeo sobre a região
nordeste, destacando os tipos de biomas existentes na região e em Sergipe;
·
Discussão sobre os tipos de biomas,
questionando os alunos sobre quais eles conhecem e se tem algum tipo em casa;
2º
dia:
·
Apresentação do livro de lendas do nordeste;
·
Contação do conto, destacando as pontuações,
em seguida atividade de interpretação;
·
Utilização do companheiro para a escrita
sobre as aulas anteriores e a do dia;
·
Criação do blog dos alunos, onde eles
colaborativamente irão poder reescrever conforme entendeu a lenda lida em sala,
uns ajudando ao outro;
3º
dia:
·
Possível excussão na Serra de Itabaiana, onde
será discutido sobre a história da cidade, demostrando aos alunos o assunto na
prática de observação do ambiente;
·
Escrita no caderno (companheiro);
4º dia:
·
Correção do
companheiro;
·
Publicação dos dias
das oficinas nos blogs;
·
Finalização as
atividades;
REFÊRENCIAS:
MEDEIROS,
Celme; FRIGOLETO, Eduardo. Sergipe:
história e geografia. Editora do Brasil, São Paulo. 2007.
PEREIRA,
Maria. Nordeste: história e geografia. 1
ed. FTD. São Paulo. 2014.
CASCUDO,
Luis. Lendas brasileiras para jovens.
3 ed. São Paulo: 2009.
Muito bom Jociele e estou ansiosa para ver o desenvolvimento das oficinas aqui no seu blog.
ResponderExcluir